top of page
Foto do escritorlarissa.melati

Como integrar o rastreador ST390 da Suntech com Plataforma IOTA utilizando a conectividade LoRaWAN da ATC

Atualizado: 15 de jun.

Introdução


Neste tutorial, será apresentado como conectar o dispositivo de rastreamento ST390 à plataforma IOTA, tornando possível monitorar remotamente a geolocalização do dispositivo com dados em tempo real, utilizamos a rede LoRaWAN da ATC para enviar os dados para a plataforma. Mostraremos desde a configuração inicial até a integração completa com a plataforma IOTA.



Na imagem abaixo, vemos uma breve ilustração sobre a rede LoRaWAN da American Tower e toda sua estrutura de rede. Existem várias torres distribuídas pelo Brasil, disponibilizando essa conectividade em várias cidades do país. O mapa de cobertura completo pode ser encontrado na aba 'LoRaWAN' da plataforma IOTA. É importante verificar se essa rede encontra-se disponível na sua região para seguir os passos seguintes desse tutorial.

Ainda na imagem, vemos a ilustração de uma aplicação de rastreamento, onde temos a representação de um caminhão em vermelho com o rastreador instalado, o qual envia os dados via LoRaWAN para a rede da ATC, de onde são encaminhados para um Network Server da Everynet. Após, esses dados vão para o Application Server (Plataforma IOTA), onde é possível manipulá-los e apresenta-lós na forma de dashboards.



Materiais


Para seguir os passos desse manual, você precisará dos seguintes itens:

  • Fonte de 12V;

  • Software Synctrack da Suntech;

  • Rastreador ST390 LoRaWAN da Suntech;

  • Uma conta na plataforma IOTA;

  • Cabo com entrada micro USB.

Fonte de 12V
Rastreador ST390 LoRaWAN da Suntech


Passo 1: Instalando o Software Synctrack


Primeiro, precisamos instalar o software Synctrack para configurar o rastreador e para obter as credenciais ABP necessárias para cadastrar o dispositivo na rede LoRaWAN. A seguir, há um vídeo com o tutorial de instalação desse software e o link para Download.





Passo 2: Configurar rastreador pelo Synctrack


Com o Synctrack instalado, a próxima etapa é configurar o rastreador utilizando esse software. Conecte o dispositivo à fonte de 12V, utilizando os fios vermelho e preto para energizá-lo, e, em seguida, conecte o dispositivo no USB e abra o Synctrack no seu computador (imagem a seguir). Com o Synctrack aberto, precisamos fazer a conexão com o dispositivo, que é feita clicando no botão 'ABERTA'. Após abrir a próxima tela, selecione a aba 'LoRaWAN' no canto direito da tela.

Nessa aba, a primeira configuração é referente ao intervalo de envio dos dados para a rede LoRaWAN. Nesse tutorial, escolhemos as seguintes configurações: 30 minutos quando o dispositivo está parado e 5 minutos quando em movimento ou em modo de emergência (desligado da energia).

Rastreador conectado à fonte de 12V e ao cabo USB.

Nas opções 'LoRaWAN', 'Status', 'Eventos', 'Alertas' e 'Emergência', deixe todas em 'Habilitar' para que o dispositivo consiga enviar os dados para a rede da ATC (assim como na imagem abaixo).



Obs: Para fins de teste, podemos alterar os intervalos de envio para, por exemplo, 1 minuto, para que sejam enviados mais dados em um intervalo de tempo menor.

Após finalizar essas configurações nessa página e clicar em 'Enviar Config.', essas configurações são gravadas no rastreador, conforme a linha destacado em preto na parte inferior do print do Synctrack da imagem anterior.



Passo 3: Recuperar credenciais ABP e ativar dispositivo na rede LoRaWAN ATC utilizando a plataforma IOTA


Nesse passo, utilizaremos o Synctrack para recuperar as credenciais ABP e a plataforma IOTA para ativar o dispositivo na rede LoRaWAN. Para ativar o dispositivo utilizando a plataforma IOTA, é preciso ter uma linha LoRaWAN ATC contratada na plataforma. Caso ainda não tenha uma linha LoRaWAN ATC contratada, você pode seguir o tutorial do link seguinte para contratá-la: https://www.vimacsolucoes.com.br/post/como-contratar-conectividade-lorawan-atc-na-plataforma-iota


3.1 Recuperar credenciais ABP


Após a realização das configurações do rastreador, é necessária a ativação do dispositivo na rede LoRaWAN da ATC, que será realizada pela plataforma IOTA. Para essa ativação, é preciso recuperar as credenciais ABP do dispositivo.

Na aba 'Envio de comandos' do Synctrack (como na imagem abaixo), ao selecionar a opção 'ReqLoraNtw' no menu dropdown 'Comandos' e clicar em 'Enviar Config.', o software irá retornar uma String (linha destacado em preto na parte inferior da imagem abaixo) contendo as credenciais ABP do dispositivo. Para guardar essas informações, você pode copiar a String e colar no Bloco de Notas.



As informações contidas na String (de acordo com o exemplo da imagem acima - essas informações mudam de acordo com o dispositivo utilizado) são as seguintes:

  • Device address: 00005404

  • Network Session Key: A9BAB5C56DDC82EC4E4F9D7FC2A4C0BC

  • Application Session Key: 5B633FA2CE4463A6F9F8B98C7536FA8A


Na aba 'Envio de Comando' do Synctrack, selecione a opção 'ReqDevEui' na caixa de comandos e clique no botão 'Enviar Config.' para obter o Device EUI. O software irá retornar outra String que também pode ser copiada no Bloco de Notas para ser utilizada depois na plataforma IOTA. O Device EUI contém 16 caracteres. Ele também pode ser encontrado no código de barras do dispositivo.


Obs: Caso tenha comprado o rastreador diretamente com a Suntech, você NÃO conseguirá ativar o rastreador diretamente. Entre em contato com a Suntech solicitando o token vinculado ao pedido de compra. Então, com token em mãos, entre em contato conosco para solicitar a ativação na rede LoRaWAN.

3.2 Ativar dispositivo na rede LoRaWAN ATC utilizando a plataforma IOTA


Após obter as credenciais ABP no Synctrack, vamos acessar a plataforma IOTA pelo link https://iota.vimacsolucoes.com.br/ para fazer a ativação do dispositivo na rede LoRaWAN. Caso você ainda não tenha cadastro na plataforma, clique no botão 'Register' da tela inicial da plataforma para se cadastrar. Faça seu login na plataforma.

No sidebar da plataforma IOTA, você pode cadastrar um novo dispositivo na opção 'Devices'.

Para cadastrar o rastreador, na aba Connectors, selecione a opção 'Custom ATC'. Lembre-se de que é necessário ter um plano de conectividade contratado na plataforma IOTA para seguir os outros passos desse tutorial.


No cadastro do dispositivo, defina um nome para seu dispositivo e você pode adicionar uma descrição. Adicione na opção 'Device EUI' o parâmetro Device EUI que salvamos no Bloco de Notas no passo anterior. Em 'Activation Mode', selecione a opção ABP. Você deve preencher os campos 'Device Address', 'Network Session Key' e ' Application Session Key' com os parâmetros que estão no Bloco de Notas obtidos no passo anterior. Já no campo 'Application Key', preencha com 44-5B-70-7F-98-0C-41-C6 sempre que for ativar um dispositivo da Suntech LoRaWAN na plataforma (já que esse parâmetro não foi obtido pelo Synctrack no passo anterior). Selecione seu plano de conectividade contratado na caixa 'LoRaWAN ATC Plan' e clique no botão 'Create' para finalizar o cadastro do seu dispositivo na plataforma.


Passo 4: Decodificar dados do dispositivo


Com o dispositivo já cadastrado na plataforma e configurado, ligue-o para iniciar o envio dos dados.

Na opção 'Device' do sidebar da plataforma IOTA, nos detalhes sobre o dispositivo cadastrado e na aba 'LIVE DATA', podemos verificar as informações enviadas do dispositivo. Ao clicar em um do dados recebidos do tipo 'Uplink', é possível verificar que esses dados estão no formato Base64 e eles são automaticamente decodificados para hexadecimal pela plataforma IOTA.

Para obter as informações do dispositivo, é preciso decodificar esses dados recebidos. Para isso, na aba 'PAYLOAD FORMATTER' (ainda dentro das informações do dispositivo cadastrado, como na imagem abaixo), no quadro 'Formatter Type', selecione a opção 'CUSTOM JAVASCRIPT' e, em 'Formatter Code', vamos definir um script para a decodificação dos dados recebidos.

No link abaixo, há um decoder padrão para esse dispositivo para decodificar os dados recebidos na plataforma. Após adicionar o script do link no campo 'Formatter Code', clique em 'Save Formatter' para salvar as informações adicionadas.



Para testar o código e confirmar se houve a decodificação dos dados recebidos, você pode acessar nos detalhes do dispositivo na aba 'Live Data' e no dado tipo 'Uplink' (como na imagem abaixo) os caracteres do parâmetro 'payload_hex', copiar e, em seguida, colar na caixa 'Raw Payload' da aba 'PAYLOAD FORMATTER'.



É necessário colocar o valor 1 em FPort, pois o código está configurado para decodificar na porta 1. Clique no botão 'Decode' para verificar se as informações do dispositivo aparecem no quadro 'Decoded Payload' (como na imagem a seguir).


Passo 5: Construir Dashboards para visualização dos dados


Nesse passo, iremos construir uma Dashboard na plataforma IOTA para visualizar os dados que foram enviados pelo rastreador. Para criar a Dashboard, no sidebar da plataforma IOTA, clique na opção 'Dashboard' e no botão '+' (Create Dashboard). Você pode renomear sua Dashboard clicando em 'New Dashboard' e digitando o novo nome.



Não se esqueça de clicar no botão 'Save Dashboard' no canto superior direito da tela para salvar sua dashboard criada e as alterações que você fizer.

No botão 'Last 24 hours' é possível definir o intervalo de tempo dos dados recebidos que você deseja visualizar em um Widget.



No botão '+' (Add Widget), você pode adicionar um novo Widget na sua dashboard (você pode adicionar quantos Widgets forem necessários na sua Dashboard).


A seguir, vamos colocar um exemplo de Widget para visualização dos dados do rastreador. Lembrando que você pode visualizar os seus dados no Widget de várias maneiras, sendo esse apenas um exemplo.



Na janela New Widget que foi aberta (imagem anterior), selecione seu dispositivo no quadro 'Select Device'.

Em 'Graph Type', selecione a opção de visualização do gráfico. Nesse tutorial, selecionamos a opção 'OpenStreetMap', que é um mapa de geolocalização.

Em 'Map Type', você pode selecionar as seguintes opções: ponto, sequencia de linhas ou múltiplos pontos. Nesse tutorial, selecionamos o opção 'LineString' e ativamos a opção 'Marker' para visualizar as linhas e, com elas, os pontos pelos quais o dispositivo passou (como na imagem a seguir).

Em 'Variable', selecionamos a opção 'params.payload_decoded.gps' e ao clicar em 'Create' plotamos o histórico de localização do dispositivo no intervalo de tempo definido.

Não se esqueça de clicar em 'Save Dashboard' para salvar as informações adicionadas.


Dashboard criada no exemplo anterior



Além disso, a plataforma IOTA também possui a opção de Template para a criação da sua Dashboard. No link abaixo, há um Template que você pode utilizar para reconstruir a Dashboard.


Template para visualização dos dados:



Para utilizar esse Template, copie o template do link acima e, ao acessar suas Dashboards no sidebar da plataforma IOTA, clique na opção 'Templates' em azul (como na imagem abaixo).



Ao abrir a nova janela, aperte as teclas 'Ctrl' + 'A' para selecionar tudo e apague o que foi selecionado. Cole o Template copiado do link do Github.

É necessário que você altere o Device EUI presente no código de acordo com o Device EUI do seu dispositivo em todas as vezes que aparecer essa variável. Ao clicar nas teclas 'Ctrl' + 'F' para buscar deveui no código, esse parâmetro aparece várias vezes, o que corresponde a quantidade de vezes que o dispositivo foi utilizado nos Widgets da Dashboard.

Ao clicar 'Update', a página será recarregada.

Abaixo, há uma imagem da Dashboard criada a partir do Template, contendo as seguintes informações: relação sinal ruído, bateria do carro, histórico das posições, qualidade do sinal LoRa do LoRaWAN, bateria de Backup do rastreador, última localização enviada para a plataforma. No nosso exemplo, está definido no intervalo como 'Custom Range', mas esse intervalo pode ser alterado de acordo com o intervalo dos dados a serem visualizados.

Dashboard construída utilizando o Template


Para demais dúvidas referentes ao funcionamento e configuração do dispositivo, acesso o manual do fabricante no link https://www.suntechdobrasil.com.br/public/media/arquivos/1671208573-manual_do_usuario_st390.zip


Conclusão


Neste tutorial, demonstramos como conectar o dispositivo de rastreamento ST390 da Suntech à plataforma IOTA, utilizando a rede LoRaWAN da ATC para transmissão de dados. Passamos por todas as etapas necessárias, desde a configuração inicial do dispositivo até a integração completa com a plataforma IOTA, permitindo o monitoramento remoto dos dados em tempo real.


Ao seguir este guia, você deve ter adquirido uma compreensão de como:

  1. Configurar o dispositivo ST390 para comunicação via LoRaWAN.

  2. Utilizar a rede LoRaWAN da ATC para transmitir dados.

  3. Integrar e visualizar esses dados na plataforma IOTA.


Esses conhecimentos podem ser aplicados a uma ampla gama de projetos de monitoramento remoto e IoT, abrindo portas para novas oportunidades de inovação e eficiência em suas operações.

Esperamos que este tutorial tenha sido útil e informativo. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar seus comentários. Agradecemos por acompanhar nosso tutorial e desejamos sucesso em seus projetos futuros com IoT e a plataforma IOTA!


167 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page