INTRODUÇÃO
No post de hoje, iremos ensinar como utilizar a plataforma IOTA para fazer o monitoramento em tempo real de temperatura utilizando um sensor infravermelho MLX90614 e o microcontrolador ESP8266.
ESQUEMA ELÉTRICO
Na imagem do esquema elétrico, está representado o circuito de teste utilizado nesse tutorial. O ESP8266 coleta as informações
de "temperatura ambiente" e "temperatura do objeto" geradas pelo sensor infravermelho e envia tais informações para a plataforma IOTA via rede WiFi utilizando o protocolo de comunicação MQTT.
Abaixo, também é apresentado o circuito real montado na protoboard.
LOGIN
Primeiro, faça o seu login na plataforma IOTA. Caso não possua cadastro, click no botão "Sign UP" para se cadastrar.
CADASTRO DO DISPOSITIVO
Após fazer o login, entre na aba “Devices” e click no sinal de “+” (em verde) para criar um novo dispositivo (conforme imagem abaixo).
Preencher o formulário “Create Device” com os dados do dispositivo a ser criado. Na imagem abaixo, há um exemplo de cadastro do dispositivo de monitoramento de temperatura com sensor infravermelho, utilizando o ESP8266.
Para finalizar, click no botão “Create” e seu dispositivo estará cadastrado na plataforma.
IDENTIFICADOR DO DISPOSITIVO
Ao criar um dispositivo, gera-se um identificador único (“Client Id”), o qual será utilizado no código do Arduino/ESP para identificação do dispositivo criado e para comunicação via protocolo MQTT.
Guarde o identificador gerado (em amarelo na imagem abaixo), pois ele será utilizado no código posteriormente para o envio das informações via MQTT.
SCRIPT PARA ENVIO DOS DADOS VIA MQTT
Entre no link https://github.com/vitorh34/IOTA_SCRIPTS/tree/main/mqtt_infrared_esp8266 para ter acesso ao script de conexão e envio dos dados do sensor infravermelho para a plataforma utilizando o ESP8266 e o protocolo MQTT. Copie o código presente no link no botão “Copy raw contentes” destacado em vermelho na imagem abaixo.
ARDUINO IDE
Crie um novo sketch no ARDUINO IDE e cole o código copiado no passo anterior. Troque o nome e a senha da rede Wifi, colocando as credenciais da sua própria rede sem fio (linhas 32 e 33). Altere o parâmetro “clientID” (linha 40) colocando o identificador gerado na plataforma ao cadastrar o dispositivo.
TESTANDO O CÓDIGO
Click no botão destacado em vermelho na imagem abaixo para verificar se há algum erro no código.
Caso a compilação ocorra com sucesso, click no botão destacado em amarelo na imagem abaixo para carregar o script no ESP8266 .
VERIFICANDO A CONEXÃO COM A PLATAFORMA IOTA
Após terminado o carregamento do código, click no botão “Monitor serial” (destacado em vermelho na imagem abaixo), para verificar se a conexão entre o ESP8266 e plataforma IOTA está funcionando.
Coloque velocidade 115200 na velocidade de comunicação da porta serial. Verifique se o ESP8266 se conectou a rede WiFi (“Wifi connected”) e também ao broker MQTT da plataforma ("Attempting MQTT connection...connected"). Se a conexão MQTT com a plataforma estiver ok, os dados já estarão sendo enviados para a plataforma.
Há duas variáveis captadas pelo sensor:
“tempObject”: temperatura do objeto
“temp”: temperatura do ambiente
Guarde esses nomes, pois eles serão utilizados mais tarde para criação das dashboards!
CRIANDO DASHBOARDS PARA MONITORAMENTO DAS MÉTRICAS
Na plataforma IOTA, click na aba “Dashboard” (destacada em amarelo). Após isso, click no botão destacado em vermelho para criar uma Dashboard.
Com a Dashboard criada, é possível nomeá-la clicando sobre "New Dashboard" (em vermelho na imagem abaixo).
Para adicionar um Widget na sua Dashboard, click no botão “+” (em amarelo na imagem abaixo).
Preencha o campo "New Widget" (imagem abaixo) com as informações que desejar, como: data dos dados, horário, dispositivo de obtenção de dados, tipo de gráfico e a variável.
Após o preenchimento, click no botão "Create" para criar sua Widget.
Ao mover o mouse sobre o Widget gerado, aparecerá opções para modificar seu gráfico.
É possível redimensionar a Widget, alterar sua posição, zoom out e zoom in, o que permite a construção de uma Dashboard de forma intuitiva.
Para nomear o gráfico, click sobre o texto "Click to edit chart title".
Para nomear os eixo x e y do gráfico, click nos textos "Teste x" e "Texte y", respectivamente.
É possível criar vários Widget, redimensioná-los e posicioná-los como preferir!
Para salvar sua Dashboard, click no botão "Save dash" destacado em vermelho na imagem abaixo.
Caso necessite editar a sua Dashboard, basta entrar na aba "Dashboard" (em vermelho na imagem abaixo) e clickar sobre o nome da Dashboard (em amarelo na imagem abaixo).
Comments